quarta-feira, 31 de março de 2010

da gravidez

mesmo com o blog morto e enterrado, achei que seria uma boa ideia fazer um FAQ com o que ando respondendo sempre por aí sobre esse assunto. como fiquei muito reclusa durante esses últimos oito meses, pode ser que você não tenha me encontrado e não tenha conseguido me perguntar essas coisas que as pessoas sempre perguntam a mulheres prenhas. então lá vai:

Pra quando é/de quanto tempo eu estou.
Bom, pra simplificar, já que a gente pode complicar falando de semanas e bebês a termo e todo esse glossário gravídico que parece outra língua, a partir do final de abril ele tá liberado pra nascer quando quiser.

É menino ou menina?

É menino. Como na gravidez de Júlia, eu não queria saber o sexo. Sei lá, eu sou meio esquisita, não gosto de ultrassom e acho que deve ser muito mais legal descobrir tudo isso na hora. Mas aí a gente já andava meio desconfiado de que era homem, porque ele sempre foi um feto meio grande pra idade gestacional, e pela reação do meu ex-obstetra na primeira vez em que ele conseguiu ver o sexo, mas não quis me falar, porque eu tinha dito que não queria saber. Aí já com isso na cabeça eu fui fazer uma das ultras morfológicas, que são meio obrigatórias e fazem medidas importantes na criaturinha, e vi o bilolão. gente, eu num entendo nada de ultrassom, acho um bando de imagem borrada, a tal ponto que não consigo nem me emocionar muito, mas que dá pra reconhecer um bilolão, isso dá. aí eu perguntei e confirmou. é homem. ui.

Por que ui?
Olha, não que seja uma coisa realmente importante, eu nunca nem sonhei em ter filho, então nunca tive expectativas de meninos, meninas, ai que lindo agora vai ser um casal. Mas eu fiquei meio em pânico, porque eu não sei lidar com uma bilola, eu sou mãe de menina há muito tempo, e gosto de coisas de meninas e passei a minha vida toda morando numa casa onde até o cachorro era fêmea. Mas eu acho que, no fim das contas, foi o melhor. Dá uma equilibrada na casa. Não que a mulherada não vá sempre dominar a situação por aqui, mas eu acho que uma outra TPM ia ser demais pra Fernando, e até mesmo pra mim.

E Júlia tá com quantos anos? Ela tá curtindo? Tá com ciúme?
Sete. Ela vai fazer oito em junho, pouquinho tempo depois que o irmão nascer. No começo da gravidez, acho que foi ela que lidou melhor com tudo, e assumiu logo o irmão, contou pra todo mundo, escrevia sobre ele nas redações da escola. Eu sei que ela tem e vai ter ciúme, de vez em quando dá uma alfinetada. Mas de qualquer maneira eu tenho me sentido muito mais perto dela ultimamente, até porque você acaba revivendo a experiência, e acho que isso ajuda a lidar com a nova presença. Como a idade é muito diferente e não é outra menina pra ameaçar a princesa da casa, eu acho podia ser bem pior. De qualquer forma ela tá inserida totalmente na situação, já foi ouvir o coração nas consultas, e é ela quem abre os presentes do irmão e se você tiver pensando em vir aqui dar alguma coisa pra ele, eu te peço, me ajude nesse processo e traga um bombonzinho pra ela, ok?

E o nome?
Hoje, agora, nesse momento, ele se chama Matias. Mas como tem mudado sempre, eu nem falo mais pra ninguém as opções. Eu não gosto de nome de meninos. Nenhum, basicamente. Então eu tenho tido uma dificuldade enorme pra fazer essa escolha. Sempre achei que ia escolher um nome "alternativo", mas na prática não consigo me acostumar com nenhum deles. Então fomos pra um nome mais normal, mas aí também é difícil, nomes que todo mundo tem. Já basta Júlia, que em cada sala que ela estuda tem mais umas 5. Também não tenho tanta pressa. Não acho que seja um problema ele nascer e passar uns dias sem nome ainda, enquanto a gente se acostuma com a carinha dele. Não é como se eu fosse mandar bordar o enxoval, tô meio mãe de segunda viagem nesses frufruzinhos inúteis de bebês.

Vai falar de parto hoje?
Acho que não. Tenho selecionado muito as pessoas com quem eu falo sobre isso, porque nem todo mundo, ou quase ninguém, tá inserido no mesmo contexto que eu, então as pessoas acabam falando coisas que, de maneira geral, eu não preciso ouvir. Não que eu ache que todo mundo tem que saber o que dizer sobre isso, de jeito nenhum, eu também não entendo nada de milhões de assuntos por aí. Mas acho importante me preservar nesse momento. Vamos ver como as coisas vão acontecer, e aí a gente conversa.

Esqueci alguma coisa?

4 comentários:

bonina disse...

A gente é tão mais tranquila no segundo filho... chega dá raiva (nos outros)
:)
massa o post.
beijinhos

B. disse...

Oi, Sil!

Não sabia da gravidez (vivam os feeds!), achei massa.

Devo dizer que, por um instante, pensei que o nome do menino ia ser ORFE e fiquei preocupada com tamanha alternatividade, hahahahaha! Mas Matias é lindo!

Tô vendo que era para não perguntar, mas não resisto: por um acaso cê tá pensando em um parto fora do hospital e as pessoas estão enlouquecendo e te achando radical e hippie? Hehehe! Não sei se é isso, mas desconfio de algo do tipo e, se for, óia, boto tooooda a fé do mundo! :)

Deu vontade de te desejar uma "boa hora", é cafona e antiquado isso? Hm...

Beijinhos!
Biba

silvia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silvia disse...

pronto, mudei, já era a segunda pessoa que me dizia isso. =p

quanto ao parto, eu tenho a impressão de que ainda vou falar sobre isso logo logo. =)

beijos, meninas.