minha gente, o negócio tá muito sério.
tem várias silvias aqui hoje.
uma é a que vai pra aliança de manhã e tá em pleno choque cultural. não tem nenhum brasileiro, eu tenho que falar francês o tempo todo mesmo. tem três pessoas chinesas na minha sala. eu não entendo nada o que elas dizem. em língua nenhuma. nem o nome delas eu entendi. fora elas, tem uma pessoa de dubai, que eu descobri que existia hoje, e já descobri que é um grande mega pólo comercial que tá bombando geral. tem um da arábia saudita. tem uma da romênia que é a própria tula, do casamento grego. tinha uma de gana, mas ela ficou tão nervosa que não sabia falar francês que saiu no intervalo e nunca mais voltou. e tem duas espanholas que, claro, já acharam suas caras-metades francesas em dois dias de toulouse.
é isso, choque cultural, você não conseguir explicar uma palavra que tem origem latina e que tem o mesmo radical que em português, então, por isso mesmo, é óbvia pra você. pessoas que levam brinquedinhos eletrônicos pra aula. e o professor manda você encontrar dois pontos em comum com o seu colega, como exercício de conversação, e você não consegue, porque não tem nada a ver.
enfim.
(mas o curso tá massa, e apesar de não ter nenhum assunto novo - porque afinal acho que já vi todos os assuntos -, a abordagem é diferente, e a experiência é super válida).
e tem a outra silvia que chegou em toulouse só hoje. que andou sozinha ou mesmo acompanhada e conseguiu se livrar um pouco do deslumbramento e viu as coisas pela primeira vez. e se deslumbrou com um monte de outras coisas, com tudo feito à mão, com canetas baratas, perfumes franceses, que viu persepolis no cinema e foi chorando pra casa. que já tá triste porque vai embora e que quer mais choque cultural, porque faz crescer, mesmo. uma pessoa que tá perdendo a timidez de falar uma língua que ela não sabe direito com um monte de gente que é chata mesmo, fede, e olha torto. mas que nem é bom nem é ruim, é só diferente.
o mundo é plano, eu tô trabahando aqui como se nada acontecesse. o muito é redondo, tem cinco horas de diferença pra minha casa, e eu acho isso muito estranho. o mundo é grande, a gente é tão diferente. e o mundo é pequeno. acho que no fundo todo mundo só quer ficar bem.
tem fotos no flickr. até amanhã.
=*
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
vai dar tudo certo, pequeno gafanhoto. :*
que lindo, sil! que experiência! até arrepiou os pelinhos do braço :D
*invejinha*
tb quero ir pra françaaa!
bj
Muitas histórias pra contar na volta, imagino. Mas... e o meu postal? :p
tô pesquisando, pessoal, se eu comprar um postal de um euro, vai dar 30 euros, né. e claro que o postal tem que ser bonito. aguardem. beijão.
amoreco
coisas lindas recebemos hoje. só faltou a presenca de vcs aqui. te amo e tô com mta saudades de vcs 3. Aproveite essa viagem e seja feliz. Num esqueça de vir nos ver qdo voltar...bjs!!
Postar um comentário